Candomblé e Umbanda - Conheça as diferenças entre as duas religiões
- por Jéverson Mariani Oliveira - Fonte: wemystic
- 11 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
Candomblé e Umbanda são as religiões afro-brasileiras mais conhecidas do país. Existem ainda outras religiões menores que seguem origens semelhantes a essas, mas o Candomblé e Umbanda são aquelas que possuem o maior número de fieis e maior popularidade. Muitas pessoas confundem essas duas religiões, por ambas terem influências de religiões africanas, indígenas e também cristãs, como o catolicismo e o espiritismo. Confira no artigo quais as principais diferenças entre essas duas religiões.
CANDOMBLÉ E UMBANDA – QUAL A DIFERENÇA?
Essas duas religiões são significativamente diferentes em suas características essenciais e o único fato que têm em comum é a adoção de elementos da cultura religiosa afro-brasileira e cristã.
As diferenças em linhas gerais:
As entidades cultuadas – apesar de partilharem alguns orixás, a natureza das entidades cultuadas no Candomblé e Umbanda se diferem bastante.
Os procedimentos, rituais e cantos praticados no cultuo de cada religião são diferentes, raros são aqueles que coincidem.
Os elementos culturais que compõem o sincretismo – apesar das duas religiões utilizarem o sincretismo religioso, elas o fazem de maneira diferente.
O uso das forças metafísicas acionadas também se diferem.
No Candomblé, os Orixás são considerados deuses, enquanto na Umbanda eles são considerados como espíritos ancestrais que se comunicam através de guias/falanges.
Origem
O Candomblé é uma religião africana que existe desde os tempos mais remotos naquele continente, e é por isso que o candomblé possui muito mais referências africanas em seus rituais do que a Umbanda.
Já a Umbanda é uma religião brasileira formada por volta de 1908 através do sincretismo católico-feitichista, necessário em uma época de grande repressão das religiões africanas.
Incorporações
No Candomblé também existe incorporações de espíritos ou orixás. As entidades oferecem energias naturais e puras, e as leituras das mensagens trazidas por eles são feitas através dos búzios. Já na Umbanda, a consulta é feita através de um médium “incorporado”, e os trabalhos são feitos pelo espírito ali incorporado com seus elementos rituais.

O culto a Exu, oferendas e sacrifícios
No Candomblé, existe o culto a Exu, uma entidade ambivalente, positiva e negativa, bem e mal, suas virtudes e qualidades estão associadas às dos seres humanos. Para ele, são feitas oferendas – e em alguns terreiros, sacrifícios e usos de sangue animal. A Umbanda não cultua Exu e não realiza sacrifícios e oferendas.
Bebida e Fumo
Na Umbanda, quando o Orixá incorpora, alguns médiuns fazem uso do tabaco e da bebida, como vícios das próprias entidades. Mas não são todas as linhas da Umbanda que fazem uso dessas drogas, a Umbanda Branca, por exemplo, não faz. Já no Candomblé o uso de álcool e tabaco não é comum.
São muitas outras as diferenças entre o Candomblé e Umbanda, mas o importante é que ambas são religiões sagradas, do bem e que buscam a elevação espiritual de seus praticantes.
Comments